9 de junho de 2010

ALÉM DA POSTA MISSÃO!!!







A presteza da resposta encoraja-me a rabiscar um pouco já que as indagações da realidade estão postas, indago-me sobre o caos do mundo, e pergunto-me : - onde estamos para tamanha irreverência, ou descaso..., recorrente de inquietações que a meu ver incisivamente pode ainda existir soluções. Relembrando os velhos heróis e com plena consciência de que fazemos parte da história iniciada há séculos e séculos atrás, pelos mais sábios representantes da causa.
Foi a curiosidade que me trouxe novamente o horizonte, estava me perdendo no embaraçar das falsas realezas, mas lembrei que somos um povo forte e podemos recomeçar a história.
Levantei-me do lugar Nibrasco entendendo o que faz a vida girar, reatei meus conhecimentos, e voltei a fazer história. Como sempre fiz, pois sou brasileira e me orgulho.
Abri meus olhos e vi que o entendimento com meus cálculos loucos mas sensatos , numa analise um tanto fria, estava presente em cada minuto da vida. Uma forma real de inserir o conhecimento ao próximo.
Ao fazer tais ligações entendi a sociedade composta de autoridades ligadas ao povo, representantes absolutos que intercedem a favor de um melhor desenvolvimento social, econômico, cultural. Mas isso acontece há séculos atrás desde o Império de Roma, a verdade inculta a ligação dos grandes homens que se sacrificaram por uma causa.
Por exemplo, digo cheia de entusiasmo uma das mais lindas histórias que conheci e tornou minha Tese. Havia na Idade Média um jovem italiano, família nobre mediana. Filho de um grande comerciante que tinha acesso livre ao comercio externo como Europa, Ásia, América. Aquele jovem menino cujo nome Leonardo ajudava o pai Bonacci em suas viagens, e negociações comerciais.Devido a tais viagens, sua curiosidade impecável e sua desbravura tornaram-o maior e mais talentoso matemático italiano da idade media conhecido por Fibonacci (filho de Bonacci). Era um garoto inteligente, ajudava e acompanhava o pai em suas viagens.
Em uma dessas viagens o pequeno comerciante precisamente ao Norte da África, estava apenas ajudando o pai. Mas sua astúcia o levou a aproveitar o momento aprendendo um novo sistema numérico indiano. Até então se usava o sistema romano. Além de aprender, inseriu em toda Europa o novo sistema numérico hindu-arabico, reconhecendo que a aritmética com algarismos arábicos é mais simples e eficiente do que com números romanos. Fibonacci viajou por todo o mundo mediterrâneo com o pai e aproveitou para estudar com os matemáticos árabes mais importantes da época.
E aquele menino sábio trouxe a sociedade moderna uma maneira clara e compreensível para se calcular a mais delicada e temida matemática financeira, hoje as operações na Bolsa de Valores são compreensíveis e simples, Ele descobriu uma sequência que podemos entender as articulações nas operações do mercado financeiro.
E a história se repete nos fatos coincidentemente semelhantes e quanta semelhança, Leonardo tornou-se um convidado amigável do Imperador Frederico II, que gostava de matemática e ciências. E o Imperador inteligentimente agiu. Em 1240 a República de Pisa homenageou Leonardo, conhecido como O Matemático Fibonacci que ajudara nas finanças do Império, concedendo-lhe um salário. Fibonacci fez parte da política da época com grande colaboração.
Sendo nos dias de hoje muito estudado por operadores da bolsa de valores que freqüentemente olham para a "Reconstituição de Fibonacci" para preverem os preços futuros das ações.
Curiosamente vemos um menino italiano, sábio, honesto, que pensou além, além das mesquinharias, deixando seu nome e sabedoria para um futuro no qual não inseriria. Isso é reconhecimento. Pensar no “povo futuro”, no bem da nação, contribuindo para uma história mais justa e humana.
Qual nosso papel na história? Talvez como, Fibonacci, Einstein, Madre Tereza de Calcutá. Ou Cora Coralina que fez nascerem flores em ruínas de pedras...
Cabe a cada um descobrir. Sem duvidar da sua importância perante tal sociedade.
Vejam os jovens estudantes que se destacam no grande evento XXI Olimpíadas de Matemática do Cone Sul. A competição acontece nos dias 13 e 19 Junho, organizada pelas Olimpíadas Brasileira de Matemática, conta com a participação das delegações da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.
Cada país participante tem a grande responsabilidade e oportunidade de fazer história.
Como Fibonacci lutou e acreditou na causa. Temos hoje a oportunidade de fazer um novo atalho, a competição objetiva possibilitar a abertura para novos gênios com troca de conhecimentos buscando no estudo formas claras e objetivas ainda não vistas na matemática, para um futuro harmonioso e ameno. E reforçar os contatos interculturais no ensino entre diversos países latino americanos.
Assim consigo levantar e ver quão importante o papel de cada um perante uma sociedade que busca solu;oes concretas para se chegar a um futuro promissor, criando novas vertentes a saude, educação, seguran;a nacional e reforma da politica publica e suas leis. Com planejamento, competência, vivência e verdades podemos obter resultados positivos satisfazendo os famintos em sabedoria. E assim continuo a lutar, pois pra realizar e preciso encarar, falar, trabalhar e chegar a algum lugar, nada além da nossa própria e destinada missão, hoje por felicidade ou coincidência estou aqui, amanhã em outro lugar.
CADA UM TEM SEU VALOR INESTIMÁVEL, GUIADO PELA INTUITA DIREÇÃO, BASTA SABER SE FAREMOS UM NOME ALEM DA POSTA MISSAO.




                        





Nenhum comentário: